Não sabendo a data certa da formação deste grupo, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros actuais do grupo, podemos referir que encontrou especial alento na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”.
A partir de então, este grupo tem como principais actividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a sua formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica e a participação também na comunidade paroquial desde a participaçao nos momentos festivos,a preparação dos momentos litúrgicos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a acções socio-caritativas.

terça-feira, 3 de março de 2009

Quarenta dias...

...


Ainda parece que foi ontem que andávamos atarefados com as compras de Natal (sim, porque continuamos a colocar ênfase no que é acessório), e agora já se passou o Carnaval. Daqui a umas semanas estamos nós nas férias da Páscoa (sim, porque em muitos casos, Páscoa é sinal apenas de interrupção das aulas).


Mas até lá, temos ainda quarenta dias (se não contarmos os Domingos) que são de preparação para essa grande festa que é a Páscoa.




  • Em que é que se deve traduzir esta “preparação”?


  • Qual a razão de a Páscoa ser considerada “uma grande festa”?


  • O que é para ti a Quaresma?


  • E o que muda em ti nestes dias?


2 comentários:

Anónimo disse...

Essencialmente tempo de sacrificio...um tempo de verdadeira reflexão...

Anónimo disse...

A grande festa da Páscoa celebra o verdadeiro mistério Cristão - a Ressurreição de Jesus Cristo. Ele deu a sua vida por nós...este tempo de preparação, tradutor da nossa gratidão, deve passar pela oração, reflexão, sacrifício, renúncia e amor ao próximo.

Seguidores