Não sabendo a data certa da formação deste grupo, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros actuais do grupo, podemos referir que encontrou especial alento na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”.
A partir de então, este grupo tem como principais actividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a sua formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica e a participação também na comunidade paroquial desde a participaçao nos momentos festivos,a preparação dos momentos litúrgicos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a acções socio-caritativas.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Luz do Mundo


“A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras.” – citação do Evangelho do próximo Domingo.
Até que ponto, nós crentes, nós como Grupo de Jovens, somos trevas e não luz?
Pensemos em que medida é que nós próprios somos luz para os que nos rodeiam. E reflictamos sobre como poderemos acender em nós a chama de Jesus Cristo.
Fica também a letra de uma música conhecida por todos nós. Fica como compromisso para todos nós:
“Esta luz pequenina, vou deixá-la brilhar.
Esta luz pequenina, vou deixá-la brilhar.
Vou deixá-la, vou deixá-la, vou deixá-la brilhar!”

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia GJS!
Mais um fim-de-semana em que levo falta a vermelho...é verdade...Os planos eram para ir para Faro mas tive mesmo de ficar por Coimbra, e depois de uma noite longa de estudo, cá estou eu pronta para mais um dia de...estudo!

São muitas as vezes que deixamos que a "luz" se apague, e sentimos que andamos perdidos sem saber o porquê. Acontece também que são os outros a repararem que falta alguma coisa em nós, e mais uma vez dizemos que não sabemos porquê...nunca vos aconteceu? A mim sim, muitas vezes...

Mas mesmo assim, a luz não se apaga e continua a guiar o nosso caminho...presença constante...que nos faz fortalecer nesses momentos menos bons.

Boa catequese, bons ensaios, que a reunião conte com a presença de muitos...enfim, bom fim-de-semana ;)

Longe mas não distante.

Beijinho grande para todos

Seguidores