Não sabendo a data certa da formação deste grupo, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros actuais do grupo, podemos referir que encontrou especial alento na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”.
A partir de então, este grupo tem como principais actividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a sua formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica e a participação também na comunidade paroquial desde a participaçao nos momentos festivos,a preparação dos momentos litúrgicos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a acções socio-caritativas.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal do GJS



Aproxima-se a noite de Natal…. É uma noite mágica….
Na História de qualquer um de nós existem sempre um ou vários momentos vividos no Natal que nos marcam para sempre ….A ceia em família, a missa da meia-noite, os cânticos tradicionais, a troca de presentes, os votos de Boas Festas, o presépio, a árvore de Natal, a partilha com os pobres… Tudo isto nos mostra que o Natal é uma festa diferente das outras. Mas, o mais importante continua a ser que em cada Natal aceitemos o desafio de encontrar a palavra viva de Deus… O Verbo encarnado… a partir de algo tão simples tão frágil como o presépio.
Há 20 séculos atrás um Anjo anunciava aos pastores:
“ Hoje na Cidade de David, nasceu para nós um Salvador …”
Hoje o anúncio continua actual… devemos continuar a contemplar o nascimento do Salvador…
…Um Salvador cuja característica mais evidente é o facto de ser criança, recém-nascida… e na pobreza. Um bebé, embrulhado em trapos, nascido numa manjedoura…
Ainda não fez nada: não pregou, não realizou milagres, não foi crucificado, nem ressuscitou. Começa a salvar-nos pelo simples facto de nascer. É evidente que não nos salva só porque nasceu ou por causa da sua condição social e económica, mas por causa do que ele era: Deus feito criança.

…O Deus Poderoso tornou-se o Deus da Simplicidade …

Deu, assim um sinal claro de que é um salvador que vem para todos… mas especialmente para os mais pequenos e humildes, como eram, por exemplo, os pastores.

Desta forma no presépio brilha já a luz da humildade
Porque o Presépio Diz-nos, claramente que o mundo não será salvo por obras extraordinárias e grandiosas dos homens, mas pela presença e transparência de Deus na sua vida… Pela aceitação da palavra de Deus
Disso deu exemplo a Virgem Maria que acreditando no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor se deixou guiar pelo Espírito até ao lugar que ocupa no presépio fazendo emergir claramente a luz da fé…
No presépio encontramos, ainda - Deus connosco, Deus junto de nós, com rosto e coração humanos, para contagiar os nossos corações e os nossos dias com o Seu Amor Eterno e Santo, partilhá-lo connosco, criando uma família de irmãos, uma nova fraternidade…É a luz do amor…E por fim… o presépio faz ainda brilhar a luz da esperança… A esperança de uma nova terra… “ A tenda de Deus com os Homens”

Sem comentários:

Seguidores