Não sabendo a data certa da formação deste grupo, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros actuais do grupo, podemos referir que encontrou especial alento na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”.
A partir de então, este grupo tem como principais actividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a sua formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica e a participação também na comunidade paroquial desde a participaçao nos momentos festivos,a preparação dos momentos litúrgicos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a acções socio-caritativas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sé de Lamego: Barroco Duriense sob o signo de Nicolau Nasoni




Em 2008 completam-se 270 anos das pinturas decorativas das abóbadas da Sé de Lamego. Para assinalar o aniversário, o Museu da cidade e a Diocese organizam um ciclo de eventos destinados a dar maior visibilidade à obra do renomeado artista Nicolau Nasoni no seu percurso duriense, em especial na cidade de Lamego, e o seu impacto nas artes decorativas locais, promovendo a região sob a perspectiva de uma realidade histórica, artística, social, económica e mental particularmente rica na área – o barroco.
No dia 27 de Setembro, a assinalar a abertura do evento, foi inaugurada na Sé de Lamego a exposição “O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni”, mostra que contextualiza historicamente as pinturas decorativas da catedral e avalia o significado iconográfico e estético das mesmas, com o objectivo de o divulgar a um público mais vasto.
Reconhecido no nosso país como arquitecto do período Barroco, Nicolau Nasoni (1691-1773) era principalmente um pintor decorativo utilizador da pintura mural ilusionista italiana de Setecentos. Actualmente a sua obra pictórica em Portugal circunscreve-se quase na totalidade às pinturas da Sé do Porto e Lamego, destacando-se as da catedral lamecense como uma das obras mais exclusivas em extensão e exuberância, dentro da pintura decorativa portuguesa do período barroco.
Durante Outubro será realizado um ciclo de cinema de época e um «workshop» referente à exposição da Sé; estas actividades, a realizar no Teatro Ribeiro Conceição, Lamego, são destinadas ao público juvenil.


Programa
21 de Novembro
- 1.º dia do Colóquio “O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni” (Peso da Régua)
- Ciclo de Concertos de Música Barroca (Vila Real e região)
- Jantar Barroco (Museu de Lamego)
22 de Novembro
- 2.º dia do Colóquio “O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni”
- «Workshop» “O Século XVIII” (Teatro Ribeiro Conceição, Lamego)
8 de Dezembro
- Sessão de encerramento (Museu da Sé)
- Concerto de Música Barroca (Sé de Lamego)

FONTE: Agência Ecclesia. Apud Voz de Lamego

Sem comentários:

Seguidores