Não sabendo a data certa da formação deste grupo, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros actuais do grupo, podemos referir que encontrou especial alento na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”.
A partir de então, este grupo tem como principais actividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a sua formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica e a participação também na comunidade paroquial desde a participaçao nos momentos festivos,a preparação dos momentos litúrgicos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a acções socio-caritativas.

sábado, 12 de julho de 2008


Tempo…

Hoje em dia, cada vez mais temos o nosso tempo ocupado, diria mesmo super lotado: é uma correria para isto, um “não posso por causa daquilo”. Assim, não posso perder este tempinho que estás a dar para ler este texto, e peço que acompanhes esta leitura com um espírito de reflexão (tal como foi feito numa das reuniões que explorou este tema).
Sem dúvida que os tempos mudaram e, por isso, preenchemos o nosso dia-a-dia com as mais diversas actividades que outrora eram impensáveis, das quais poderia numerar umas tantas mas deixo ao vosso critério. Se por um lado temos tantas actividades, por outro, o tempo não estica, havendo coisas que ficam por fazer e outras que ficam a meio de ser feitas. Aqui, sem dúvida, entra em acção um valor muito importante, e que cada vez tem mais importância e que cada vez mais é mal utilizado: a liberdade, liberdade de escolha mais propriamente, ou seja, o livre arbítrio. Além disso, na maioria das vezes temos é o nosso tempo, mesmo que pouco, mal organizado e mal aproveitado. Assim, surgem as nossas prioridades, como catalogamos o que queremos fazer, pela ordem que é mais certa, ou por aquela que nos parece mais certa, ou ainda, atrevo-me a dizer, pela ordem que nos dá menos trabalho e que requer de nós menos esforço.
Tal como foi referido, cada um tem a liberdade de escolher e neste texto não é isso que está em causa, mas sim a tentativa de vos chamar a atenção para como hoje em dia não temos tempo para nada e ao mesmo tempo tantos momentos para poder fazer tudo.
Lanço o desafio: reorganiza o teu tempo!
Quando fores abordado não respondas logo que “Não!”, “Não posso.”, “ai tão cedo”, “tanta coisa”, … pensa um bocadinho e faz um esforço. Se todos conseguirmos fazer isso, por mínimo que possa parecer, o grupo irá notar. E não é isso mesmo que somos? Um grupo? Não é assim que nos intitulamos?

4 comentários:

Anónimo disse...

Meus lindos este texto dá muito para pensar...como é possivel o dia ter 24 horas e mesmo assim dizermos que nao temos tempo para nada? e pior? nao termos muitas vezes 5 minutos para dedicarmos a Jesus, o nosso melhor amigo?....vamos reorganizar melhor o nosso tempo como diz o texto, para assim podermos fazer tudo e nao andarmos sempre a queixar!Adoro vocês todos!Mariana Matias...Beijinhos grandes

Anónimo disse...

liberdade de escolha.. sim, é de facto verdade.. mas uma liberdade muito condicionada pelas responsabilidades que já vamos tendo, de tal forma que deixa uma leve suposição no seu verdadeiro significado.. um esforço..um esforço para nos mantermos unidos, amigos, companheiros de vida..

beijinho

Nélinha disse...

"o tempo não estica"...é bem verdade!
E há tanta coisa para se fazer...e por vezes falhamos nos nosso compromissos.
Sou um bom exemplo: no último mês andei meia desaparecida. Casamento num sábado, o sarau de ballet no outro, para não falar dos exames (ai que eles nunca mais acabam!)
Mas sempre a fazer esforço para melhorar. Um esforço individual para um objectivo comum!
Agora com este blog, quando não puder de todo (quando me for mesmo impossível), posso deixar aqui uma mensagem, para me fazer sentir mais perto...e posso também saber o que se passa aí...
Ficam, por isso, as minhas felicitações a quem lançou este projecto...

beijinhos a todos :)

Torres disse...

Hoje estou com falta de Tempo para reflectir sobre o tempo, por isso, uso uma reflexão já feita... mas muito interessante:

Há um tempo para tudo

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há um tempo para tudo.
Há um tempo de nascer, e um tempo de morrer;
Um tempo de plantar, e um tempo de arrancar o que se plantou;
Há um tempo de matar, e um tempo de curar;
Um tempo de derrubar, e um tempo de edificar;
Há Um tempo de chorar, e um tempo de rir;
Um tempo de prantear, e um tempo de dançar;
Há Um tempo de espalhar pedras, e um tempo de ajuntar pedras;
Um tempo de abraçar, e um tempo de afastar-se de abraçar;
Há Um tempo de buscar, e um tempo de perder;
Um tempo de guardar, e um tempo de lançar fora;
Há um tempo de rasgar, e um tempo de coser;
Um tempo de estar calado, e um tempo de falar;
Há um tempo de amar, e um tempo de odiar;
Um tempo de guerra, e um tempo de paz." (Ecl. 3, 1-8)

Talvez falte acrescentar que há um tempo para ter tempo...

cumprimentos e bom tempo para todos

Torres

Seguidores