Não sabendo a data certa da formação deste grupo, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros actuais do grupo, podemos referir que encontrou especial alento na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”.
A partir de então, este grupo tem como principais actividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a sua formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica e a participação também na comunidade paroquial desde a participaçao nos momentos festivos,a preparação dos momentos litúrgicos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a acções socio-caritativas.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Luz do Mundo


“A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras.” – citação do Evangelho do próximo Domingo.
Até que ponto, nós crentes, nós como Grupo de Jovens, somos trevas e não luz?
Pensemos em que medida é que nós próprios somos luz para os que nos rodeiam. E reflictamos sobre como poderemos acender em nós a chama de Jesus Cristo.
Fica também a letra de uma música conhecida por todos nós. Fica como compromisso para todos nós:
“Esta luz pequenina, vou deixá-la brilhar.
Esta luz pequenina, vou deixá-la brilhar.
Vou deixá-la, vou deixá-la, vou deixá-la brilhar!”

terça-feira, 3 de março de 2009

Quarenta dias...

...


Ainda parece que foi ontem que andávamos atarefados com as compras de Natal (sim, porque continuamos a colocar ênfase no que é acessório), e agora já se passou o Carnaval. Daqui a umas semanas estamos nós nas férias da Páscoa (sim, porque em muitos casos, Páscoa é sinal apenas de interrupção das aulas).


Mas até lá, temos ainda quarenta dias (se não contarmos os Domingos) que são de preparação para essa grande festa que é a Páscoa.




  • Em que é que se deve traduzir esta “preparação”?


  • Qual a razão de a Páscoa ser considerada “uma grande festa”?


  • O que é para ti a Quaresma?


  • E o que muda em ti nestes dias?


Seguidores